23/9/20
 
 
Receita: Bruschetta ([brusˈketta])

Receita: Bruschetta ([brusˈketta])

Chef Sílvia Ferreira-Campos 03/06/2020 10:21

Eu sei que ainda não é verão, mas temos dias que parecem: o calor, dias que se estendem por mais tempo, e a boa disposição a fazer-se sentir.

O meu mercado favorito já reabriu, e cheio de cores, com os produtos da estação, que são absolutamente inspiradores. Digo sempre que nada melhor que uma manhã no mercado para uma boa dose de inspiração.

Pensei em várias coisas coloridas, mas os bons dos pêssegos levaram a melhor e são sempre de parar o trânsito. São macios, suculentos e, além de saborosos, também são um verdadeiro aliado para um organismo saudável. Quero aqui realçar a sua ação anti-inflamatória. Contêm componentes com poderosa ação anti-inflamatória e um alto nível de luteína – que é um dos principais carotenoides naturais presentes em diversos alimentos de cor amarela, laranja ou vermelha –, que reverte os danos causados pelo stresse.

Então, para quem gosta de entreter, esta é uma daquelas combinações que funciona sempre.

Pode adaptar ao seu gosto e fazer substituições. Por exemplo, para os mais radicais, sugiro substituir o pão por alface iceberg e criar uns wraps (escolha as folhas mais pequeninas).

Para os gourmands, sugiro presunto: casa perfeitamente com o sabor delicado dos pêssegos. Ou ainda saborear apenas a fruta por si e desfrutar. O que interessa é que vá aos mercados locais e apoie os pequenos produtores e os produtos locais.

 

Bruschetta de Pêssegos e Queijo de Cabra com Mel e Balsâmico

Ingredientes

Pão de centeio fatiado
Pêssegos lavados e cortados em meias-luas
Queijo de cabra
Folhas de manjericão
Azeite
1 dente de alho
Flor de sal
Pimenta-preta de moinho
Mel
Redução de balsâmico
Amêndoas laminadas tostadas

 

Método

Num tabuleiro-grelhador bem quente, em ferro fundido, de preferência com fundo ondulado para grelhar, coloque as fatias de pão até tostar.

Retire, esfregue com o dente de alho, tempere com sal e um fiozinho de azeite. Disponha os pêssegos, o queijo de cabra e as folhas de manjericão.

Tempere com mel, vinagre balsâmico, pimenta-preta e uma mão-cheia de amêndoas para dar crocância.

 

 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×