15/7/20
 
 
Covid-19. OMS diz que é "cada vez mais" improvável segunda grande vaga

Covid-19. OMS diz que é "cada vez mais" improvável segunda grande vaga

AFP Jornal i 25/05/2020 13:12

Contudo, OMS recomenda muita prudência e bom senso" nesta que é uma fase "muito crítica" da pandemia.

Uma segunda grande vaga do novo coronavírus é “cada vez mais” improvável, considerou, esta segunda-feira, a diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria Neira.

Em entrevista à rádio catalã RAC-1, a responsável disse que os modelos de previsão com que a OMS trabalha "avançam muitas possibilidades, desde novos surtos pontuais a uma nova vaga importante, mas esta última possibilidade é cada vez mais de descartar". Contudo, a médica espanhola aconselha prudência.

"Estamos muito mais bem preparados em todos os sentidos", disse, recomendando depois "muita prudência e bom senso" nesta que é uma fase"muito crítica" da pandemia.

Maria Neira pediu ainda à população que não "entre em paranoia nem relaxe demasiado" e que "aprenda a conviver com doenças infecciosas".

A responsável da OMS afirmou ainda que se "baixou tanto a taxa de transmissão que o vírus terá dificuldade em sobreviver".

"Devemos ter muita prudência em afirmar se este é o fim da vaga, mas, pelo menos, os dados mostram que se evitou a transmissão e explosão das primeiras semanas", admitiu. Ainda assim, realça que não devemos “fazer muitas previsões porque as próximas semanas serão uma fase muito crítica".

"Com a abertura [do confinamento das populações] é preciso ver como se comporta o vírus, mas será uma batalha diária. Dentro de duas ou três semanas veremos o que aconteceu e se é preciso fazer alguma correção cirúrgica", disse.

"Os números da imunidade são muito baixos. É preciso vigilância na reabertura", acrescentou.

A médica admitiu ainda que a OMS ainda tem "algumas dúvidas sobre a relação do vírus com o clima", mas que, até agora, o novo coronavírus está a "fazer o percurso geográfico que se espera de um vírus que quer sobreviver".

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×