6/6/20
 
 
Sérvia vai reabrir fronteiras sexta-feira

Sérvia vai reabrir fronteiras sexta-feira

Jornal i 21/05/2020 20:13

Desde o início de maio que o Governotem vindo a aliviar as medidas restritivas aplicadas para enfrentar o surto do novo coronavírus.

A Sérvia anunciou esta quinta-feira, dia 21 de maio, a reabertura das suas fronteiras para sexta-feira, e sem necessidade de apresentar um teste negativo ou cumprir uma quarentena, medidas justificadas pelos progressos no combate à pandemia de covid-19.

Desde o início de maio que o Governo de Belgrado tem vindo a aliviar as medidas restritivas aplicadas para enfrentar o surto do novo coronavírus e que também implicaram o encerramento das fronteiras desde 15 de março.

Numa primeira fase, os cidadãos sérvios que regressavam do estrangeiro deveriam comprovar um teste negativo durante 72 horas ou cumprir um isolamento durante 14 dias.

Os restantes viajantes teriam de obter uma autorização especial de uma comissão governamental através das embaixadas da Sérvia no exterior, e ainda efetuarem testes de despistagem.

No entanto, e devido aos progressos registados, o comité de gestão da crise sanitária recomendou às autoridades a reabertura das fronteiras a partir de sexta-feira.

Assim, o Governo decidiu "reabrir os postos fronteiriços e permitir a entrada livre de todos na República da Sérvia, sem testes obrigatórios do coronavírus nem a autorização da comissão [governamental]", indica o comunicado oficial.

Belgrado decretou o estado de emergência e o recolher obrigatório durante a noite e o fim de semana, e encerrou bares, restaurantes e escolas. Esta medidas foram igualmente abolidas.

A Sérvia recenseou cerca de 11.000 contaminações e 237 mortos. Mais de 200.000 pessoas foram testadas.

 

 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×