6/6/20
 
 
Nuno Dias 21/05/2020
Nuno Dias


Kraev - Mais para descobrir

Com percurso nas equipas mais jovens do seu país e escola no Levski de Sófia, Bozhidar Kraev evidencia uma aptência para o jogo que, creio, poderá justificar o investimento na sua aquisição.

Chegou quase incógnito, emprestado pelo Midtjylland (um dos clubes mais consagrados da Dinamarca), mas rapidamente ficou na retina de todos quantos acompanham a realidade do futebol português. O Gil Vicente surpreendeu o FC Porto no jogo de estreia do campeonato e Kraev assinou um dos golos (2-1), coroando uma exibição que o tempo se tem encarregado de confirmar: Kraev é um jovem com grande potencial de crescimento e com dotes que nos despertam a curiosidade para descobrirmos o que ainda tem para nos oferecer.

Internacional pela Bulgária, a caminho de completar 23 anos, ganhou protagonismo no meio-campo gilista pela qualidade das ações, pela intensidade que coloca no jogo, pelas soluções que permitem a Vítor Oliveira entregar-lhe um lugar de destaque no coletivo. Kraev é um médio ofensivo com imaginação e bons recursos, capaz de equilibrar a equipa nas diferentes fases do jogo, ao qual falta, talvez, maior acertividade nas chegadas à área e no momento de atirar à baliza: tem, apenas, 5 golos marcados e 2 assistências.

Apesar da maturidade que já revela, fica a sensação que tem ainda margem de progressão. A grande dúvida é se estará, realmente, preparado para lidar com a pressão de uma maior exigência. Em Portugal (e até mesmo no Gil Vicente) há bons exemplos no passado de jogadores que ganharam outro estatuto e lidaram bem com o "salto" para equipas de maior dimensão - Drulovic, Derley ou, até, Toñito, são casos de que todos nos lembramos. Kraev parece justificar essa confiança, assim haja quem decida apostar nas qualidades do búlgaro.

Com percurso nas equipas mais jovens do seu país e escola no Levski de Sófia, Bozhidar Kraev evidencia uma aptência para o jogo que, creio, poderá justificar o investimento na sua aquisição. Até porque o valor de mercado (1,2 M€) está longe de ser proibitivo e pode abrir a porta a um eventual negócio. Potencial e boas referências, isso, parece-me que já todos percebemos que tem. Caberá depois a Kraev comprovar que as qualidades que tem mostrado justificam as atenções que tem despertado...

B. I.

Nome: Bozhidar Kraev
Idade: 22 anos
Valor de Mercado:  1,2 M€*
Jogos: 27
Minutos: 2059
Golos: 5
Assistências: 2

*Fonte: Transfermarkt

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×