10/7/20
 
 
Novo Banco. Costa avisa que se auditoria concluir por erros de gestão, pode haver reembolso

Novo Banco. Costa avisa que se auditoria concluir por erros de gestão, pode haver reembolso

20/05/2020 16:31

O Bloco de Esquerda, tal como PSD e o PN, levaram a debate a situação do Novo Banco. E o primeiro-ministro assegurou que se a auditoria detetar erros de gestão, o fundo de resolução terá legitimidade para solicitar o reembolso.

"Se a auditoria concluir que houve má gestão, o Fundo de Resolução tem toda a legitimidade para agir no sentido da recuperação do dinheiro que desembolsou e não teria de desembolsar", declarou esta quarta-feira o primeiro-ministro, António Costa, numa resposta ao Bloco de Esquerda.

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, lembrou, na sua intervenção que no Orçamento do Estado para 2020 estava prevista uma injeção de 600 milhões de euros para o Novo Banco e não os 850 milhões de euros. De facto este seria o teto máximo. A partir daqui teria de haver uma informação formal ao Parlamento. A dirigente do BE ainda insistiu na ideia de que houve uma mudança de posição de António Costa: "Como é que uma auditoria que era indispensável, se tornou dispensável?" E deixou mais uma pergunta:" E os resultados da auditoria terão consequência"?

Na resposta, Costa  afirmou: "Se a auditoria concluir que houve má gestão, o Fundo tem toda a legitimidade para agir no sentido da recuperação do dinheiro que desembolsou e não teria de desembolsar".

Em causa está uma auditoria da Deloitte com reporte as contas anteriores a 2019.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×