6/6/20
 
 
Marta F. Reis 20/05/2020
Marta F. Reis
Sociedade

marta.reis@newsplex.pt

Humanizar os cuidados, para lá da pandemia

Agora que a normalidade vai espreitando, importa que a semente dê frutos e não seja esmagada pelas regras e rotinas. Poderá ser mais seguro manter alguma limitação de visitas nos hospitais, mas os doentes não podem ficar sozinhos.

Vivemos tempos difíceis, de adaptação e, agora, de recomeço. O desafio que se colocou nos últimos meses aos serviços de saúde foi tremendo e está longe de estar ultrapassado.

A forma resiliente como muitos trabalharam na linha da frente e como conseguiram gerir a necessidade de se condicionar entradas nos hospitais e, ainda assim, dar conforto e alento aos doentes, que não podem receber visitas, e famílias, levam a acreditar que o esforço de humanização dos cuidados, que no ano passado foi reconhecido num programa nacional, encontrou nos últimos meses novos testes, mas também novas provas de que é possível fazer mais e melhor.

Agora que a normalidade vai espreitando, importa que a semente dê frutos e não seja esmagada pelas regras e rotinas. Poderá ser mais seguro manter alguma limitação de visitas nos hospitais, mas os doentes não podem ficar sozinhos. Esta semana, a Associação Portuguesa de Nutrição Entérica alertou para o aumento de pessoas malnutridas nos hospitais.

Muitas vezes são as famílias que ajudam na hora das refeições, às vezes pela simples necessidade de atenção e companhia.

Os voluntários têm um papel importante. Não puderam estar. Como se compensou esse apoio? Também os acompanhantes continuam limitados. Esta semana, uma amiga falava-me da impotência de ter um familiar na urgência de um grande hospital, com receio de que caísse desamparado, sem conseguir ter informação. Acontecia antes da pandemia, acontece agora, será assim tão difícil um pouco mais de cuidado? Os reforços de pessoal precisam de ter tudo isto em conta.

Leia o artigo completo na edição impressa do jornal i. Agora também pode receber o jornal em casa ou subscrever a nossa assinatura digital.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×