31/7/21
 
 
DGS dá conselhos sobre como lavar e desinfetar a roupa

DGS dá conselhos sobre como lavar e desinfetar a roupa

Dreamstime Jornal i 07/05/2020 15:40

Ainda não há certezas sobre o tempo de sobrevivência do novo coronavírus nos diferentes materiais de roupa, mas há indicações de alguns estudos que podem fazer a diferença.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) voltou a utilizar as redes sociais para deixar algumas recomendações aos portugueses, desta vez sobre a lavagem da roupa durante a pandemia de covid-19. Estas dicas destinam-se a quem está infetado, para cuidadores, profissionais de saúde, ou para quem esteve em contacto com pessoas ou superfícies infetadas.

Segundo a DGS, os estudos comprovam que o coronavírus não sobrevive a temperaturas superiores a 60ºC. Desta forma, e tendo em atenção as indicações na etiqueta da roupa, a lavagem deve sempre ser feita a uma temperatura superior a 60ºC, com detergente de máquina. Contudo, caso não seja possível lavar a altas temperaturas, a DGS sugere que utilize, por exemplo, lixívia própria para tecidos.

A autoridade de saúde realça que existem também produtos desinfetantes próprios para roupas com cor.

Também a roupa de cama e toalhas deve ser lavada acima dos 60ºC.

 

Recomendações para desinfetar a roupa. Algumas indicações especificas para quem está doente com COVID-19, ou é cuidador,...

Publicado por Direção-Geral da Saúde em Quarta-feira, 6 de maio de 2020

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×