16/1/21
 
 
II Grande Guerra. Anuncia-se a rendição incondicional da Alemanha!!!

II Grande Guerra. Anuncia-se a rendição incondicional da Alemanha!!!

Afonso De Melo 07/05/2020 09:30

Faz hoje precisamente 75 anos. A II Grande Guerra ainda continuaria no Pacífico, até à queda do Japão, mas na Europa os alemães assinavam os documentos de rendição

Reims: departamento do Marne, hoje região administrativa do Grande Leste da França, 2h45 do dia 7 de Maio, hora de Paris. Um suspiro de alívio ecoou por todo o mundo. Numa sala de uma pequena escola primária, escolhida por Dwight Eisenhower, Comandante Supremo das Forças Aliadas, para funcionar como quartel-general do Comando Supremo das Forças Expedicionárias Aliadas, o general Alfred Jodl assinou um documento que dizia: “Todas as forças sob controle alemão devem cessar suas operações às 23:01 horas Horário da Europa Central em 8 de maio de 1945”. Era a rendição da Alemanha. Incondicional. Hitler suicidara-se no seu bunker do Reichtag de Berlim uma semana antes. No dia 2 de Maio, o general Helmuth Weidling, comandante da defesa aérea da capital do Reich, entregara a cidade ao general Vasily Shukov, do Exército Soviético. Nos seus últimos dias, o império nazi fora soprado de leste para oeste como um baralho de cartas erguido numa espécie de castelo periclitante.

A 6 de Maio, caíra a Breslávia, símbola da derradeira resistência alemã na Polónia. Nesse mesmo dia, o Großadmiral Karl Dönitz, que Hitler nomeara em testamento como novo Presidente do Reich, deu ordens ao mais alto comando da Wehrmacht, o general Alfred Jodl para negociar a rendição com os comandantes aliados, Montgomery e Eisenhower. Não havia nada para negociar, foi-lhe transmitido. A palavra repetir-se-ia, martelando as teclas de todas as notícias dedicadas ao assunto: INCONDICIONAL!

Leia o artigo completo na edição impressa do jornal i. Agora também pode receber o jornal em casa ou subscrever a nossa assinatura digital.

 

 

 

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×