6/6/20
 
 
Pela primeira vez, Óscares vão incluir filmes lançados apenas em streaming

Pela primeira vez, Óscares vão incluir filmes lançados apenas em streaming

Jornal i 29/04/2020 12:59

Esta medida é apenas válida para a 93.ª edição da entrega dos prémios da Academia.

Pela primeira vez, os filmes lançados apenas em plataformas digitais e que não tenham estreia em sala de cinema, vão passar a ser elegíveis para os Óscares no próximo ano.

Contudo, esta medida apenas vai funcionar a título excecional. "Até informação em contrário, e apenas para a 93.ª edição dos Óscares, filmes que tenham planeado estreia em sala de cinema mas que sejam inicialmente lançados num serviço comercial de streaming ou ser VOD [serviço de vídeo a pedido] poderão concorrer a Melhor Filme, entrada geral e categorias especiais", determina a Academia de Hollywood.

Sublinhe-se que as salas de cinema estão fechadas por todo o território norte-americano, assim como noutros países afetados, o que invalidou uma das regras de elegibilidade para filmes que queiram concorrer aos Óscares (filmes têm que estrear numa sala de cinema do condado de Los Angeles durante um período de exibição de, pelo menos, sete dias consecutivos).

Os filmes têm, porém, que responder a dois critérios: "O filme tem que ser disponibilizado aos membros da Academia no período de 60 dias antecedente à estreia"; "O filme deve observar todos os outros critérios de elegibilidade".

"Numa data a determinar pela Academia, e quando os cinemas reabrirem, de acordo com as regras e critérios federais, estaduais e locais, esta exceção deixa de se aplicar. Todos os filmes que sejam lançados depois deverão responder aos requerimentos de qualificação normais da Academia", terminam.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×