2/12/20
 
 
Médicos chocados e revoltados com sugestão de Donald Trump sobre covid-19

Médicos chocados e revoltados com sugestão de Donald Trump sobre covid-19

Jornal i 24/04/2020 11:17

Trump sugere injeção de desinfetante para tratar infetados com o novo coronavírus.

As declarações do Presidente dos EUA estão a chocar e a revoltar a comunidade médica mundial.

Donald Trump sugeriu numa conferência de imprensa que se desenvolvesse uma injeção de desinfetante para tratar doentes infetados com coronavírus.

"Vejo que o desinfetante o mata num minuto. Um minuto. Existe alguma forma de conseguirmos fazer isso [no corpo], por exemplo através de uma injeção ou uma espécie de limpeza?", questionou.

Não passou muito tempo até que vários médicos se viesse manifestar publicamente contra a sugestão de Trump.

O médico Kashif Mahmood escreveu no Twitter: "Não sigam conselhos médicos vindos de Trump. (...) Enquanto profissional de saúde, não recomendo a injeção de desinfetante nos pulmões nem o uso de radiações ultravioleta no corpo para tratar a Covid-19".

O pneumologista norte-americano John Balmes sublinhou, à Bloomberg, que só o facto de inalar cheiro a lixívia pode causar danos graves para a saúde.

"Inalar lixívia seria absolutamente desastroso para os pulmões. Nem sequer uma fraca diluição desse produto ou de álcool desinfetante seria segura. É um conceito totalmente ridículo".

Também o candidato democrata às presidenciais, que vai defrontar Trump, comentou o assunto e criticando a ideia deixou um desafio ao seu futuro adversário.

"Raios UV? Injeções de desinfetante? Aqui vai uma ideia, senhor Presidente: mais testes. Agora. E equipamento de proteção para verdadeiros profissionais de saúde", escreveu Joe Biden no Twitter.

Ler Mais


Especiais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×