5/6/20
 
 
Shakshuka! Comida para qualquer hora...

Shakshuka! Comida para qualquer hora...

Chef Sílvia Ferreira-Campos 23/04/2020 09:37

A shakshuka é um dos melhores pratos para se comer a qualquer hora, ao pequeno-almoço, brunch, almoço, não interessa – o que interessa é o que lhe faz sentir-se bem.

Eu adoro “comida para qualquer hora”, sem seguir as convenções predeterminadas do que é de pequeno-almoço, almoço ou jantar. Para além de ser aborrecido, nesta altura nem faz sentido.

A shakshuka é um dos melhores pratos para se comer a qualquer hora, ao pequeno-almoço, brunch, almoço, não interessa – o que interessa é o que lhe faz sentir-se bem.

Esta versão é para mim mais de almoço, mas pode improvisar e adaptar para o que tem disponível. Vá alternando os ingredientes, substitua a ervilha por grão-de-bico, a batata por batata-doce, para uma refeição mais completa, ou faça a base só com os ovos.

A melhor parte é que pode começar só pela base e adaptar para os restos que tenha de vegetais e legumes para evitar desperdícios. Até pode enrolar em tortilhas para os miúdos! É fácil, acessível e facilmente adaptada à sua vontade, gosto e humor.

Shakshuka com Batatinhas Assadas e Ervilhas

Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite extravirgem

1 cebola grande

1 pimento vermelho médio cortado em cubinhos

2 dentes de alho

1 lata de tomate

1 “lata” de tomate fresco

1 colher de chá de cominhos em pó

1 colher de chá de paprica fumada

¼ de colher de chá de flocos de piripíri

1 colher de chá de ras el hanout (é opcional, mas eu gosto da pimenta-de-caiena, e o gengibre puxa mais o paladar)

6 ovos grandes

1 copo de ervilhas

Batatinhas para assar (uma média de 3 por pessoa)

Pimenta-preta moída no momento q.b.

Sal q.b.

Salsa fresca a gosto

Coentros frescos a gosto

Método

Preaqueça o forno a 180 oC, e coloque as batatas previamente lavadas, cortadas ao meio e temperadas com azeite, sal, pimenta e uma pitada de paprica. Deixe assar por 25 minutos, mais ou menos.

Aqueça ligeiramente o azeite numa frigideira em fogo médio. Adicione a cebola, o alho picadinho e o pimento, e vá mexendo até as cebolas ficarem macias e translúcidas, cerca de 5 minutos. Acrescente as especiarias. Deixe tomar gosto e ficar perfumado.

Acrescente o tomate de lata e o tomate fresco. Se usar açúcar, é agora que deve colocar. Mexa e deixe a mistura ferver. Reduza o fogo conforme necessário para manter uma fervura suave e cozinhe por 10 minutos, para dar tempo de os sabores ficarem envolvidos. Adicione as batatinhas e as ervilhas, e deixe tomar gosto.

Prove e ajuste o tempero, conforme necessário. Use as costas de uma colher para fazer um buraco para colocar os ovos.

Transfira cuidadosamente a frigideira para o forno e asse por 5 a 10 minutos, verificando com frequência e agitando com cuidado a frigideira.

Retire e tempere novamente com sal e pimenta, as ervas aromáticas e uma malagueta picada.

Eu gosto de colocar mais uma pitada de paprica e um fio de azeite.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×