A shakshuka é um dos melhores pratos para se comer a qualquer hora, ao pequeno-almoço, brunch, almoço, não interessa – o que interessa é o que lhe faz sentir-se bem.
Eu adoro “comida para qualquer hora”, sem seguir as convenções predeterminadas do que é de pequeno-almoço, almoço ou jantar. Para além de ser aborrecido, nesta altura nem faz sentido.
A shakshuka é um dos melhores pratos para se comer a qualquer hora, ao pequeno-almoço, brunch, almoço, não interessa – o que interessa é o que lhe faz sentir-se bem.
Esta versão é para mim mais de almoço, mas pode improvisar e adaptar para o que tem disponível. Vá alternando os ingredientes, substitua a ervilha por grão-de-bico, a batata por batata-doce, para uma refeição mais completa, ou faça a base só com os ovos.
A melhor parte é que pode começar só pela base e adaptar para os restos que tenha de vegetais e legumes para evitar desperdícios. Até pode enrolar em tortilhas para os miúdos! É fácil, acessível e facilmente adaptada à sua vontade, gosto e humor.
Shakshuka com Batatinhas Assadas e Ervilhas
Ingredientes
2 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 cebola grande
1 pimento vermelho médio cortado em cubinhos
2 dentes de alho
1 lata de tomate
1 “lata” de tomate fresco
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de paprica fumada
¼ de colher de chá de flocos de piripíri
1 colher de chá de ras el hanout (é opcional, mas eu gosto da pimenta-de-caiena, e o gengibre puxa mais o paladar)
6 ovos grandes
1 copo de ervilhas
Batatinhas para assar (uma média de 3 por pessoa)
Pimenta-preta moída no momento q.b.
Sal q.b.
Salsa fresca a gosto
Coentros frescos a gosto
Método
Preaqueça o forno a 180 oC, e coloque as batatas previamente lavadas, cortadas ao meio e temperadas com azeite, sal, pimenta e uma pitada de paprica. Deixe assar por 25 minutos, mais ou menos.
Aqueça ligeiramente o azeite numa frigideira em fogo médio. Adicione a cebola, o alho picadinho e o pimento, e vá mexendo até as cebolas ficarem macias e translúcidas, cerca de 5 minutos. Acrescente as especiarias. Deixe tomar gosto e ficar perfumado.
Acrescente o tomate de lata e o tomate fresco. Se usar açúcar, é agora que deve colocar. Mexa e deixe a mistura ferver. Reduza o fogo conforme necessário para manter uma fervura suave e cozinhe por 10 minutos, para dar tempo de os sabores ficarem envolvidos. Adicione as batatinhas e as ervilhas, e deixe tomar gosto.
Prove e ajuste o tempero, conforme necessário. Use as costas de uma colher para fazer um buraco para colocar os ovos.
Transfira cuidadosamente a frigideira para o forno e asse por 5 a 10 minutos, verificando com frequência e agitando com cuidado a frigideira.
Retire e tempere novamente com sal e pimenta, as ervas aromáticas e uma malagueta picada.
Eu gosto de colocar mais uma pitada de paprica e um fio de azeite.