15/7/20
 
 
Santa Maria da Feira cancela 24.ª edição da Viagem Medieval

Santa Maria da Feira cancela 24.ª edição da Viagem Medieval

Jornal i 20/04/2020 13:55

Foi cancelado o evento que deveria levar cerca de 700 mil visitantes ao centro histórico de Santa Maria da Feira.

Devido às restrições impostas pela autarquia de Santa Maria da Feira, cidade no distrito de Aveiro, para controlar a pandemia da covid-19, a 24ª edição da Viagem Medieval, que este ano se realizaria de 29 de julho a 9 de agosto, foi cancelada.

Este certame envolvia o trabalho diário de cerca de 2 mil pessoas na animação numa área de 34 hectares, que abrange desde zonas urbanas até matas, lagos, igrejas, um rio, uma quinta com grutas artificiais e o próprio Castelo da Feira.

"A renovação do estado de emergência, no dia 17 de abril, inviabiliza a realização da 24.ª Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, a maior recriação histórica da Europa. Para a organização da Viagem [Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho da Feira] o que importa são as pessoas e, nesse âmbito, a edição de 2020 é cancelada", declara a autarquia.

A decisão resulta sobretudo de impedimentos legais resultantes do estado restritivo em vigor até 2 de maio, uma vez que, "das medidas excecionais e temporárias adotadas pelo Governo no âmbito do combate à covid-19, consta a não realização de eventos de massa até ao 90.º dia útil após o término do estado de emergência".

Cancelada a edição que seria dedicada à Batalha de Aljubarrota, as três entidades que organizam o evento -- que implica um orçamento global de cerca de 1,5 milhões de euros e já vem sendo autossustentável há alguns anos -- antecipam "experiências únicas" para a próxima recriação. "Viveremos juntos esta viagem em 2021", afirmam.

Nessa altura, a Viagem Medieval da Feira completará 25 anos de existência, pelo que a autarquia promete já um "intenso palco de momentos da História de Portugal, sob o tema 'De Condado a Reino - A Dinastia Afonsina em Três Séculos de História(s)'".

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×