26/5/20
 
 
Nova tentativa de consenso. Eurogrupo retoma reunião para afinar resposta da UE à crise 'covid'

Nova tentativa de consenso. Eurogrupo retoma reunião para afinar resposta da UE à crise 'covid'

Mafalda Gomes Jornal i 09/04/2020 11:43

Alemanha e Holanda estão a bloquear solução dos chamados ‘coronabonds’.

Os ministros das Finanças europeus retomam, esta quinta-feira, a reunião, por videoconferência, que foi interrompida ontem de madrugada, após 16 horas sem os Estados-membros chegarem a um consenso sobre a resposta económica da União Europeia à crise provocada pela covid-19.

“Após 16 horas de discussões, chegámos perto de um acordo, mas ainda não estamos lá. Suspendi o Eurogrupo e [a discussão] continua amanhã, quinta-feira”, anunciou o líder do Eurogrupo, o português Mário Centeno.

Os objetivos para hoje continuam os mesmos: elaborar um pacote financeiro de emergência robusto para trabalhadores, empresas e países, no valor total de cerca de 500 mil milhões de euros, bem como um “compromisso claro” relativo a um plano de recuperação

O grande bloqueio para um acordo consensual tem chegado de países como a Alemanha e a Holanda, que continuam irredutíveis na sua oposição à emissão conjunta de dívida, defendo que a solução não pode ser essa. Pelo contrário, os chamados ‘coronabonds’ são defendidos por Itália, Espanha e Portugal, entre outros Estados.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×