5/6/20
 
 
Covid-19. Cascais avança com testes de anticorpos numa amostra da população

Covid-19. Cascais avança com testes de anticorpos numa amostra da população

Marta F. Reis 09/04/2020 08:40

Autarquia começa esta quinta-feira a testar 500 munícipes para perceber que percentagem da população já esteve exposta à covid-19. Testes têm registo no Infarmed mas iniciativa surge à margem dos planos para um inquérito serológico a nível nacional, que está a ser planeado pelo Instituto Ricardo Jorge.

O objetivo é ter uma primeira fotografia sobre que percentagem da população já esteve exposta à Covid-19. Cascais avança esta quinta-feira com um projeto que vai fazer, semanalmente, testes de anticorpos a uma amostra aleatória de municípes e permitirá perceber, por exemplo, se alguns poderão ter tido contacto com a doença mesmo sem apresentar sintomas, já que existe evidência de que alguns casos de infeção com o novo coronavírus são assintomáticos.

Miguel Pinto Luz, vice-presidente da autarquia, explicou ao i que o objetivo da Câmara é desenvolver um projeto de investigação epidemiológica que permita ter “uma primeira noção da dimensão da exposição à doença na sociedade”, disponibilizando os resultados a grupos de investigação e autoridades de saúde.

Os resultados deste tipo de testes não permitem para já conclusões sobre se a imunidade adquirida com a infeção é temporária ou permanente - essa é uma matéria ainda em estudo pela comunidade científica e a informação será transmitida de forma clara à população, garante o autarca.

Esta quinta-feira começam a ser testada a primeira amostra de 500 munícipes.

Leia mais na edição do i hoje nas bancas.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×