5/6/20
 
 
Hóquei em patins. Joseph Merlin tocando violino e quebrando cristais da Boémia

Hóquei em patins. Joseph Merlin tocando violino e quebrando cristais da Boémia

Afonso de Melo 07/04/2020 10:42

Desporto profundamente entranhado no coração dos portugueses, tem muitos a reclamar as suas origens. Tal como se joga hoje, foi inventado pelos ingleses, mas em que confusões se meteram alguns até que se conseguissem equilibrar empurrando a bola com um taco...

Durante décadas foi, em Portugal, o único desporto a pedir meças ao futebol em popularidade. Mas só se instalou verdadeiramente no goto dos portugueses a seguir ao final da ii_Guerra Mundial (houve dois campeonatos do Mundo antes do conflito, em 1936 e em 1939, ambos ganhos pela Inglaterra), enquanto há anos já era rijamente praticado para lá da Mancha.

Há tanta diversidade de modalidades de hóquei que americanos e ingleses têm tido uma certa dificuldade em elencá-las. Assim, se deixarmos de lado o hóquei sobre o gelo que foi, afinal, o pai de todos os hóqueis que se seguiram, fica-nos o roller hockey, praticado sobretudo na América do Norte, com regras mais liberais em relação aos lances de corpo a corpo e com recurso a patins em linha, e o rink hockey, a versão pela qual portugueses e espanhóis se encantaram, levando de arrasto a Itália e a Argentina.

Leia o artigo na íntegra na edição impressa do i

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×