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Urso de Ouro vai para There is No Evil
A cadeira que deveria pertencer a Mohammad Rasoulof

Urso de Ouro vai para There is No Evil

A cadeira que deveria pertencer a Mohammad Rasoulof Facebook Jornal i 01/03/2020 18:35

O filme There is No Evil do realizador iraniano Mohammad Rasoulof, proibido de deixar o país, ganhou o Urso de Ouro da 70ª Festival de Cinema de Berlim.

O drama iraniano, There is no Evil, que aborda a pena de morte, um assunto tabu no seu país de origem, venceu o Urso de Ouro, prémio de maior prestígio do Festival Internacional de Cinema de Berlim, também conhecido como Berlinale.

A equipa que trabalhou neste filme foi ovacionada na cerimónia de encerramento da 70.ª edição do festival, marcada pela ausência do realizador, Mohammad Rasoulof. "Gostava que Mohammad estivesse aqui, mas infelizmente está proibido de deixar o território. Agradeço à equipa que pôs a vida em perigo para estar neste filme", disse o produtor Farzad Pak, ao receber o prémio em nome do realizador ausente.

Para além deste filme, o festival distinguiu com o grande prémio do júri o filme Never rarely sometimes always da realizadora Eliza Hittman, uma obra sobre o aborto nos Estados Unidos.

O sul-coreano Hang Sang-soo foi considerado o melhor realizador pelo filme The woman who ran. Nas categorias que destacam as performances, o ator italiano Elio Germano foi premiado pelo seu desempenho em Hidden away e a atriz alemã Paula Beer foi distinguida pela sua interpretação em Undine.

O filme A metamorfose dos pássaros, da realizadora portuguesa Catarina Vasconcelos, que encerrou a sexção Encontros, foi distinguido na sexta-feira pela Federação Internacional de Críticos (FIPRESCI) no Festival de Cinema de Berlim. Uma produção da Primeira Idade que se universaliza a partir da história familiar da realizadora - da história dos avós até chegar à do seu seu pai, Jacinto, irmão mais velho de seis, que perdeu a mãe subitamente, e do encontro da realizadora com ele no dia em que também a sua mãe morreu - é o segundo filme de Catarina Vasconcelos, realizadora de Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso (2014), e marca a sua estreia na longa-metragem. 

 

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