5/4/20
 
 
Pensamento na liderança - e cabeça para lá chegar

Pensamento na liderança - e cabeça para lá chegar

AFP Laura Ramires 24/02/2020 21:48

Benfica voltou para o primeiro lugar do campeonato graças ao golo de cabeça de Vinícius. Entrada forte em Barcelos coloca ponto final a série negativa dos encarnados. FC Porto regressa assim ao segundo lugar.

O Benfica colocou um ponto final na série negativa de quatro jogos sem vencer num momento-chave. Hoje, em Barcelos, os encarnados fecharam a jornada 22 da Liga portuguesa com uma vitória sobre o Gil Vicente, regressando assim à liderança da Liga – entregue provisoriamente ao FC Porto durante as últimas 24 horas.

Aos 15 minutos, Carlos Vinícius fez, de cabeça, o único golo do encontro, assinando o seu 15.ª golo na competição, na qual é, de resto, o melhor marcador. “Foi [uma vitória] muito difícil, num campo difícil, conseguimos impor o nosso ritmo de jogo do início ao fim, e saímos daqui com três pontos, é isso que importa”, reconheceu o atacante brasileiro. “O nosso trabalho continua, estamos tranquilos, temos 12 finais pela frente e vamos continuar o nosso trabalho, tal como fizemos hoje [ontem]”, relembrou ainda o autor do golo encarnado. 

A entrada forte da águia valeu os três pontos, com a equipa de Bruno Lage a colecionar agora 57, mais um do que o dragão, de volta à segunda posição na tabela (56).

No domingo, os azuis-e-brancos tinham conseguido um triunfo arrancado a ferros na receção ao Portimonense. Uma bomba de Alex Telles aos 87 minutos permitiu uma explosão de alegria nas bancadas do Dragão, que até então só tinha festejado as perdidas inacreditáveis de Jackson Martínez. O colombiano (ex-FC Porto) falhou um golo cantado e uma grande penalidade e foi ovacionado pelos adeptos azuis-e-brancos, muitos deles de pé, na altura da sua substituição.

No mesmo dia, Sporting e Braga venceram os respetivos desafios, nas receções ao Boavista e V. Setúbal, respetivamente. Depois de se ter estreado a marcar pelos leões no jogo ante o Basaksehir, na 1.ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa, Sporar voltou a marcar, agora pela primeira vez na Liga, inaugurando o marcador aos 13 minutos em Alvalade. Ainda na primeira metade, Gonzalo Plata fez o 2-0 final, naquele que foi o primeiro golo do equatoriano pelos verdes-e-brancos. Com este triunfo, o conjunto leonino conseguiu alcançar o melhor registo da época, ao somar quatro jogos sem perder. De resto, a turma de Silas mantém o quarto lugar na tabela, com 39 pontos, a um do último lugar do pódio, ocupado pelos minhotos.

Na Pedreira, o Braga regressou aos triunfos ao vencer os sadinos por 3-1, graças aos golos de Ricardo Horta, Bruno Wilson e Trincão.

Depois da derrota (3-2) em Glasgow, ante o Rangers, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, Rúben Amorim volta aos triunfos.

Em 11 jogos no comando técnico dos bracarenses, o jovem treinador regista 9 vitórias, um empate e apenas uma derrota – de relembrar ainda assim que na Escócia os arsenalistas chegaram a estar a vencer por 2-0 mas permitiram a reviravolta da equipa da casa.

Varandas quer Amorim em Alvalade O percurso notável que o antigo internacional português está a fazer ao leme do Braga não tem deixado, aliás, ninguém indiferente. E quem parece já estar de olho no ex-jogador é o Sporting. Ontem, o Record avançava que o nome do sucessor de Ricardo Sá Pinto no comando dos minhotos estava na lista de desejos de Frederico Varandas para o comando do Sporting já na próxima época 2020/21. A permanência de Silas em Alvalade há várias semanas que já é posta em causa, mas os últimos resultados têm acalmado os ânimos no reino do leão. Os verdes-e-brancos estão agora com o foco sobretudo direcionado para a Liga Europa, prova em que já espreitam os oitavos de final depois da vitória por 3-1 em Alvalade no jogo da primeira mão contra o emblema turco.

O Sporting foi, na última quinta-feira, a única equipa lusa a vencer no arranque desta fase, com o Benfica a perder para os ucranianos do Shakhtar Donetsk de Luís Castro (2-1); o FC Porto a sair derrotado pelo Leverkusen (2-1) e o Sp. Braga pelo já mencionado Rangers. Em desvantagem na eliminatória, as três equipas têm a seu favor o facto de disputarem a segunda mão em casa e de terem marcado golos fora. Recorde-se que só o Sporting não entrou nesta fase com o estatuto de cabeça de série, razão pela qual começou a disputar a eliminatória em casa.

De notar que os jogos da segunda mão estão todos agendados para a próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, com exceção do Braga-Rangers, marcado para quarta-feira, pelas 17 horas.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×