26/2/20
 
 
Os meus Brownies de Chocolate preto, para momentos Hygge

Os meus Brownies de Chocolate preto, para momentos Hygge

O povo mais feliz do planeta está a contagiar-nos com o segredo para apreciar os bons prazeres da vida. Hygge (pronuncia-se “huga”), tal como a palavra portuguesa saudade, não tem tradução. É assim uma espécie de aconchego com consciência e entre amigos.

São de farinha de coco, estão cheios de antioxidantes e ingredientes saudáveis ​​que aumentam os níveis de energia e ajudam na digestão. A combinação de pó de cacau e de pedaços de chocolate amargo é também saudável para o coração. E o ingrediente principal desta receita, a farinha de coco, não contêm glúten, é rica em fibras, fácil de digerir e, por ser de baixo índice glicémico, não provoca picos de açúcar no sangue, como a farinha branca processada.

A parte ainda melhor é que a farinha de coco é cada vez mais fácil de se encontrar em supermercados e lojas de produtos naturais, e com preços bem mais simpáticos que a farinha de amêndoa.

Os mais gulosos devem escolher uma percentagem inferior de chocolate preto, mas não recomendo nada menos de 70%. O meu amigo Rui, que tem o sweet tooth mais afiado que conheço, disse-me que atiraria às galinhas.

Se tem um amigo desses, NÃO partilhe, coma tudo sozinha (o), beba um copo de leite de amêndoa, aproveite o momento e seja feliz.

 

Brownies de Chocolate Preto com Farinha de Coco

Ingredientes

- 120 g de chocolate preto (85% cacau)

- 1/4 de óleo de coco à temperatura ambiente

- 3 ovos frescos à temperatura ambiente

- 1/4 de açúcar de coco (use menos se utilizar um chocolate mais doce)

- 1/3 de farinha de coco

- 1 pitada de sal rosa

- 1/2 de pepitas de chocolate negro (opcional)

- Raspa de baunilha

 

Método

Preaqueça o forno a 180 °C.

Forre uma forma (de aproximadamente 20x30 cm) com papel-manteiga.

Derreta o chocolate preto (eu uso o banho-maria, mas quem prefere pode usar o micro-ondas, com cuidado para não queimar).

Coloque o óleo de coco e uma pitada de sal e reserve, para não ficar muito quente. Bata os ovos com o açúcar e a baunilha entre 5 e 7 minutos, até duplicarem de tamanho. De seguida incorpore a mistura de chocolate enquanto bate lentamente.

Adicione a farinha peneirada e as pepitas, envolvendo bem.

Coloque a massa bem misturada na forma, alise com uma colher ou espátula e asse entre 25 e 30 minutos (depende do forno).

Para ficar molhadinho, é melhor tirar antes do tempo para não passar o ponto.

Eu comi quentinho e ensopado em calda de chocolate. Para isso basta aproveitar a malga e derreter mais chocolate.

Nota: Eu uso uma colher medidora – para mim é mais prático do que uma balança.

 

 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×