28/2/20
 
 
Efacec vai construir central solar em Moçambique

Efacec vai construir central solar em Moçambique

jornal i 15/01/2020 12:35

Empresa portuguesa descreve projeto como “emblemático”. Investimento faz parte de plano de dar acesso a energia a 100% dos moçambicanos até 2030.

A Efacec ganhou o contrato para a construção de uma central solar de 41 MWp, localizada em Metoro, em Moçambique. O novo equipamento será instalado numa área de cerca de 138 hectares, e vai possuir uma capacidade de produção de 68 GWh por ano. Segundo a Efacec, a produção desta energia deve começar ainda em 2020.

Esta será a central de energia solar de maior capacidade instalada em Moçambique até à data e descrito em comunicado como “um projeto emblemático” para a empresa portuguesa. O projeto foi desenvolvido pela Neoen, conjuntamente com EDM, através da empresa “Central Solar Metoro”.

“O contrato inclui o fornecimento do EPC completo, incluindo a interconexão em alta tensão à subestação da EDM e garantias associadas à operação da central de energia solar, bem como um contrato de longa duração para a operação e manutenção da central”, explica a nota da Efacec. A energia gerada será vendida através de um contrato de compra de energia contratado com a EDM.

Esta central contribui para o alcance dos objetivos de Moçambique na diversificação das fontes de energia e na descentralização da sua geração, com o objetivo de dar acesso a energia a 100% da população moçambicana até 2030.

 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×