22/2/20
 
 
As colaborações à volta do globo de Madame X

As colaborações à volta do globo de Madame X

Hugo Geada 12/01/2020 14:28

Apesar de ser assinado por Madonna, Madame X é um álbum feito de colaborações. Passamos a pente fino os nomes que marcam presença no disco.

Dino D’Santiago - Vocalista - Cabo-Verde

O músico que fez parte de projetos como Expensive Soul e que no ano passado lançou o seu terceiro álbum, Mundu Nôbu, apesar de não ter participado diretamente no disco foi um dos principais arquitetos de Madame X, servindo como um intermediário entre a cantora e as diversas culturas portuguesas, introduzindo-a não só na música tradicional mas apresentando-a também a ritmos de angolanos, moçambicanos ou crioulos. 


Diplo - Produtor - Estados Unidos da América

Um nome incontornável da EDM e um dos produtores mais bem-sucedidos dos últimos anos. Diplo, membro dos Major Lazer, que tem uma forte ligação à música portuguesa, esteve envolvido no início dos Buraka Som Sistema e produziu a batida de Future, música que abre com uns melancólicos acordes de piano, mas depressa retorna para as influências mais globais com uma batida que casa o reggae com o hip-hop.


Gaspar Varela - Guitarra portuguesa - Portugal

Considerado como o futuro da guitarra portuguesa, Gaspar Varela vem de uma família com forte tradição de fado: a sua bisavó era a fadista Celeste Rodrigues, irmã de Amália. Mesmo depois da morte de Celeste, em agosto de 2018, continuou ligado a Madonna e, agora, o guitarrista não só colaborou em Madame X com a sua guitarra portuguesa como faz parte da banda que acompanha Madonna nesta nova tour.


Anitta - Cantora - Brasil

Um dos nomes mais reconhecidos do funk brasileiro, a autora de Show das Poderosas esteve presente numa das faixas mais antecipadas do álbum, Faz Gostoso, uma interpretação da música original da luso-brasileira ex-Buraka Som Sistema Blaya em que os ritmos kuduro foram substituídos por influências latinas do reggaeton. Esta versão da música mistura o inglês com o português, duas línguas que são cantadas pela americana.

Maluma - Cantor - Colômbia

A sua voz surgiu logo no primeiro single do álbum, Medellín, em que as influências latinas do reggaeton se destacam, assim como a química com a Material Girl. Muitos fãs da cantora utilizaram as redes sociais para mostrarem o desagrado com o caráter sexual da letra, ao qual ele respondeu: “A pessoa que fica mais magoada quando me chamam machista é a minha mãe. Ela criou-me a mim e à minha irmã. A primeira coisa que aprendi foi a respeitar as mulheres”.


Mykki Blanco - Rapper e produtor - Estados Unidos da América

O artista, que reside em Portugal, estava no IKEA de Lisboa a procurar um sofá para o seu apartamento quando recebeu uma mensagem de Madonna. O que começou como uma surreal chamada telefónica numa cozinha falsa materializou-se em Mykki interpretar Joana d’Arc no videoclipe de Dark Ballet - forma de representar as pressões da sociedade na comunidade LGBTQ. “Tu também tinhas sido queimado numa estaca”, terá dito a cantora ao rapper.


Kimi Djabate - Vocalista e guitarrista - Guiné-Bissau

O músico nasceu numa família pobre mas com bastantes dotes musicais, algo que desde muito novo foi incutido na sua vida: aos três anos começou a aprender a tocar balafon, um instrumento típico africano que se assemelha ao xilofone. Chegou com 14 anos, em 1995, a Portugal, onde conseguiu dedicar-se exclusivamente à música. O guineense conheceu Madonna por intermédio de Dino D’Santiago e participou na faixa Bella Ciao, onde canta em mandinga.


Quavo - Rapper - Estados Unidos da América

Membro fundador do influente grupo de trap Migos, que no ano passado esteve no festival Super Bock Super Rock, no Meco, o rapper participou na supramencionada música Future, onde oferece umas barras de hip-hop à letra da rainha da pop e uns ad-libs que tanto caracterizam o seu trabalho. Quavo foi inclusive convidado por Madonna para atuar com ela na controversa performance no Festival da Eurovisão em Israel onde procurou expor os violentos crimes desta nação.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×