8/7/20
 
 
Estados Unidos acreditam que avião que caiu no Irão foi acidentalmente abatido por um míssil iraniano

Estados Unidos acreditam que avião que caiu no Irão foi acidentalmente abatido por um míssil iraniano

AFP Jornal i 09/01/2020 17:40

O Presidente norte-americano já se pronunciou e deixou no ar que tem "as suas suspeitas".

Os Estados Unidos acreditam que o Irão terá abatido acidentalmente, com um míssil, o avião ucraniano que caiu no país esta quarta-feira e que matou 176 pessoas.

Segundo a CNN, as autoridades norte-americanas basearam-se na análise contínua de dados de satélites, radar e dados eletrónicos recolhidos pelas forças armadas.

Donald Trump também comentou o assunto e disse suspeitar de que o acidente não se deveu a problemas mecânicos, dando a entender que "alguém poderia ter cometido um erro do outro lado".

Entretanto, as autoridades do Irão já rejeitaram que o acidente tenha sido provocado por um sistema antimíssil iraniano.

"Vários voos domésticos e internacionais voam ao mesmo tempo no espaço aéreo iraniano à mesma altitude de 8.000 pés, e essa história de ataque com mísseis (...) não podia estar mais incorreta", disse o Ministério dos Transportes iraniano.

“Esses rumores não fazem qualquer sentido", acrescentam.

Recorde-se que o avião caiu, em Teerão, ao início da manhã de quarta-feira, horas depois de o Irão ter lançado pelo menos 22 mísseis contra bases norte-americanas no Iraque. A maioria das pessoas eram de nacionalidade iraniana, havendo também canadianos, alamães, suecos, afegãos, britânicos e ucranianos a bordo.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×