23/9/20
 
 
A Favorita foi o grande vencedor dos European Film Awards

A Favorita foi o grande vencedor dos European Film Awards

Jornal i 08/12/2019 20:22

Os homenageados da 32.ª edição foram a atriz Juliette Binoche e o cineasta Werner Herzog.

Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia e Melhor Realizador. A Favorita, rodado no Reino Unido pelo grego Yorgos Lanthimos, foi o grande vencedor dos European Film Awards de 2018, numa cerimónia realizada no sábado à noite, em Berlim.

Numa 32.ª edição em que concorria com filmes como J’Accuse, de Roman Polanski, Dor e Glória, de Pedro Almodóvar, ou Os Miseráveis, de Ladj Ly, para o prémio de Melhor Filme Europeu, A Favorita foi vencedor ainda noutras cinco categorias, incluindo a de Melhor Atriz, para Olivia Colman. Antonio Banderas foi Melhor Ator pela participação no último filme de Almodóvar. 

O prémio da crítica foi entregue à produção francesa Os Miseráveis e o do público a Guerra Fria, de Pawel Pawlikowski. E na primeira vez em que a ficção televisiva foi distinguida na cerimónia que anualmente premeia o que de melhor se produz em território europeu, a produção alemã Babylon Berlin, de Achim von Borries, Henk Handloegten e Tom Tykwer, foi a vencedora. 

Como Melhor Curta-Metragem Europeia, categoria para a qual estavam nomeados Les Extraordinaires Mésaventures de la Jeune Fille de Pierre, de Gabriel Abrantes, e Cães que Ladram aos Pássaros, de Leonor Teles, foi distinguido The Christmas Gift, do realizador romeno Bogdan Muresanu. Os prémios de carreira distinguiram a atriz francesa Juliette Binoche e o cineasta alemão Werner Herzog. 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×