15/12/19
 
 
Autarquia de Vinhais alvo de ataque informático. Piratas pedem resgates de milhares de euros

Autarquia de Vinhais alvo de ataque informático. Piratas pedem resgates de milhares de euros

Dreamstime Jornal i 16/10/2019 18:42

PJ adiantou que estes ataques "estão a acontecer em vários organismos do Estado e também ao nível de privados".

Luís Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vinhais, denunciou esta quarta-feira um ataque informático ao sistema da autarquia. Os serviços municipais estão paralisados desde a manhã de terça-feira.

O autarca revelou ainda, citado pela agência Lusa, que os autores do ataque informático estão a pedir resgates para libertar a informação e restabelecer o sistema.

"Já participámos às entidades criminais competentes e estamos agora a tentar, junto de empresas que estão vocacionadas para isso, desbloquear esta situação que causa constrangimentos muitos grandes", disse Luís Fernandes, em declarações à agência noticiosa, acrescentando que "todos os processos informáticos e toda essa área que hoje é vital para o funcionamento de qualquer serviço está bloqueada”.

"Há vários pedidos sempre de valores muito, muito altos, há casos de 20, 30 mil euros, um valor replicado por vários pedidos e alguns não foram abertos porque os informáticos aconselham a não abrir porque poderá pior o ataque”, explicou.

O autarca adiantou que já apresentou queixa à Polícia Judiciária. A força de segurança adiantou que  "estes ataques estão a acontecer em vários organismos do Estado e também ao nível de privados".

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×