21/10/19
 
 
Japão. Alerta máximo devido ao tufão Hagibis

Japão. Alerta máximo devido ao tufão Hagibis

AFP 12/10/2019 16:00

Fenómeno tropical já causou um morto, vários feridos e graves danos materiais

As autoridades japonesas ativaram este sábado o nível de alerta máximo (5) de chuvas torrenciais devido à aproximação do tufão Hagibis, que já provocou um morto, vários feridos e graves danos materiais no país do sol nascente. A Agência Meteorológica do Japão (JMA) prevê chuvas de intensidade raramente observada em 12 regiões do centro e este do país: Shizuoka, Kanagawa, Tóquio, Saitama, Gunma, Yamanashi, Nagano, Ibaraki, Tochigi, Niigata, Fukushima e Miyagi.

A JMA avisa que a forte precipitação poderá atingir níveis observados em 1958, em que a passagem do tufão Ida causou mais de 12 mil mortos e desaparecidos, e aconselha os residentes em locais na proximidade de rios ou nas zonas costeiras a procurarem refúgio em lugares seguros ou nos andares mais elevados dos edifícios.

Há pelo menos dez rios do país em risco de transbordar, barragens a atingir o limite máximo da sua capacidade e preveem-se subidas do nível do mar até 2,5 metros na baía junto à capital. Alguns dados facultados pela companhia elétrica de Tóquio indicam ainda que há mais de 150 mil casas sem eletricidade, número que se refere apenas aos casos registados na capital do país.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×