12/7/20
 
 
Estudo da Universidade de Coimbra revela que os microplásticos já chegaram à Antártida

Estudo da Universidade de Coimbra revela que os microplásticos já chegaram à Antártida

Dreamstime Jornal i 02/10/2019 11:13

Este é o primeiro estudo que regista microplásticos em pinguins e na cadeia alimentar na Antártida.

Pela primeira vez, foram encontrados microplásticos – partículas de plástico inferiores a 5 mm de comprimento – na cadeia alimentar de pinguins da Antártida. As conclusões são de um estudo realizado pela Universidade de Coimbra (UC), publicado esta quarta-feira na revista Scientific Reports, do Grupo Nature.

Ao analisar a dieta de pinguins gentoo Pygocelis papua em duas regiões da Antártida, os investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), observaram que em 16 das 80 amostras recolhidos, havia microplásticos de vários tipos, formas e cores. Para a principal autora do estudo, Filipa Bessa, esta variedade poderá “indicar diferentes fontes de poluição, indicando uma difícil solução para este problema”. A investigadora afirma que “é alarmante que os microplásticos tenham chegado à Antártida”.

José Xavier, um dos autores do artigo, acrescenta que “este estudo vem na altura certa” sendo de grande importância “para desenvolver novas medidas para reduzir a poluição na Antártida, particularmente relacionada com plásticos", que na opinião do docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) pode também servir de "exemplo" para outras regiões do mundo.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×