15/7/20
 
 
ONU cria “comissão” para investigar violações dos direitos humanos na Venezuela

ONU cria “comissão” para investigar violações dos direitos humanos na Venezuela

Jornal i 27/09/2019 13:24

A resolução foi aprovada com um maior número de abstenções (21) do que votos a favor (19).

O Conselho dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) criou uma “comissão internacional independente” com o objetivo de investigar as violações dos direitos humanos na Venezuela desde 2014. A resolução refere que serão investigadas “execuções extrajudiciais, desaparecimentos forçados, prisões arbitrárias, torturas e outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes”. Os resultados serão apresentados, daqui a um ano, ao Conselho dos Direitos Humanos.

A resolução, proposta pelo Grupo Lima – composta por países da América Latina e Canadá – e apoiada pela União Europeia (UE) foi aprovada com 21 abstenções, 19 votos a favor e sete contra.

A ONU anunciou esta terça-feira a assinatura de um acordo com a Venezuela, cujo objetivo é o de aumentar a cooperação na matéria dos direitos humanos e, consequentemente, a abertura de um gabinete permanente no país.

O documento vai assim permitir a “presença permanente” de dois funcionários do Alto comissariado da ONU e o acesso de especialistas a centros de detnções e, nos próximos dois anos, promete não dificultar a visita a funcionários da ONU.

Michelle Bachelet, alta comissária da ONU, tem vindo a acusar as Forças Especiais de Ação (FEA), uma tropa de elite da Polícia nacional criada em 2017, de realizar execuções extrajudiciais. A alta comissária da organização já pediu também o desmantelamento destas forças, mas sem sucesso. A ONU vê assim os primeiros passos para um entendimento com Caracas serem dados.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×