13/11/19
 
 
ONU revela que uma em cada seis crianças em idade escolar não vai à escola

ONU revela que uma em cada seis crianças em idade escolar não vai à escola

Facebook Jornal i 13/09/2019 19:42

Dados  foram divulgadas uma semana antes da realização da Assembleia-Geral das Nações Unidas. Encontro  deve analisar os progressos nos ODS e abordar o financiamento necessário para colocá-los em prática.

Um estudo publicado hoje revelou que, em todo o mundo, há cerca de 258 milhões de crianças e adolescentes entre os 6 e os 17 anos que não frequentam a escola.

Em comunicado, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) explicou que, durante mais de uma década, o progresso na escolaridade foi “mínima ou zero”. A organização acrescenta ainda que se não forem tomadas medidas urgentemente, “12 milhões de crianças nunca verão uma sala de aula” e assim, muito dificilmente se alcançará uma educação “inclusiva e de qualidade” para todos, sendo este um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Também a diferença entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento é comparada no documento. Enquanto nos primeiros, apenas 2% das crianças em idade escolar primária (entre 6 e 11 anos não frequentam a escola, nos países mais pobres essa percentagem sobre para 19%.

Estes valores sobem ainda mais quando a escolaridade é avaliada a níveis mais elevados. Entre os 15 e os 17 anos, há oito em cada 100 adolescentes que não vão à escola. Já nos países em desenvolvimento, 61% dos adolescentes não frequentam o ensino.

A desigualdade de género é também um tema estudado e abordado no documento. Em todo o mundo, nove milhões de meninas não chegam sequer a frequentar o ensino primário, comparativamente com os três milhões de meninos.

Das meninas que não chegam sequer a entrar numa sala de aula, quatro vivem na região da África Subsaariana, onde “a situação é ainda mais preocupante”, segundo a diretora-geral da UNESCO. Audrey Azoulay realça ainda que as meninas “continuam a ser os maiores obstáculos”.

 

 

 

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×