23/10/19
 
 
Detetada E.Coli em segunda praia no Algarve. Autoridades interditam 'banhos'

Detetada E.Coli em segunda praia no Algarve. Autoridades interditam 'banhos'

Diana Tinoco Jornal i 27/08/2019 15:58

Segundo caso no Algarve em agosto.

A praia do Alemão, no Algarve, está desde está terça-feira de manhã interdita a banhos devido à presença de bactéria E.Coli numa amostra recolhida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A bactéria em causa, Escherichia coli, foi detetada numa amostra recolhida na segunda-feira pela APA, durante um procedimento regular de monitorização das praias. A sua presença levou a que a bandeira vermelha fosse hasteada esta terça-feira e a que fossem recolhidas novas amostras para que fossem feitas mais análises.

O comandante do porto de Portimão, Ricardo Santos Arrabaça, acredita que se trata de uma situação passageira e que já durante o dia de quarta-feira a interdição a banhos possa ser levantada.

Em declarações ao jornal Sul Informação, Santos Arrabaça assegura que a Câmara de Portimão terá monitorizado a zona, por forma a tentar detetar a possibilidade de existirem  fugas do sistema de esgotos ou alguma descarga. Contudo, nada foi encontrado.

Segundo a mesma fonte, são várias as suspeitas de momento: "A nossa suspeita é que tenha sido por ação humana, ou na própria praia, ou, mais provavelmente, através da descarga de uma embarcação. Há sempre barcos fundeados ali na zona, durante o dia, principalmente ao fim de semana."

Esta já não é a primeira vez que uma praia no Algarve é interdita a banhos este verão. No dia 13 de agosto, o mesmo já havia acontecido na praia da ilha de Faro, por terem sido detetados valores desta bactéria acima do permitido. Na altura, a causa apontada mais provável para o sucedido foi uma descarga pontual de esgotos de uma embarcação, ao largo da praia. Há duas semanas, a interdição a banhos durou apenas um dia.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×