8/4/20
 
 
Luís Newton 05/08/2019
Luís Newton
Opinião

opinião@ionline.pt

Uma questão de (des)confiança

O PS enganou a Assembleia Municipal, enganou os lisboetas e, de forma premeditada, construiu um novo modelo para acomodar uma “reforma urbanística” para o vereador Manuel Salgado, livre do escrutínio público

Os serviços do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa têm sido um foco de enorme desconfiança por parte de todos quantos se dirigem. 

Desde críticas pelos tempos de resposta a suspeitas sobre os seus licenciamentos.

Em setembro de 2018 alertei que a alteração aos regulamentos da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) esvaziavam as principais competências do vereador do Urbanismo, transferindo-as para uma entidade que não se encontrava sujeita aos modelos de escrutínio vigentes na administração pública.

Também denunciei que era muito pouco transparente que o próprio vereador do Urbanismo estivesse presente no conselho de administração desse mesmo organismo.

Agora, o vereador Manuel Salgado, em plena crise de credibilidade do pelouro do Urbanismo, tendo mesmo recusado a minha proposta de sindicância aos serviços urbanísticos da CML, anuncia que entende que atingiu uma idade que o deve obrigar a maior recato, tendo mesmo o desplante de afirmar que “esta decisão foi tomada no mandato anterior”, o que significa que quando, há menos de um ano, alteraram os estatutos da SRU e Salgado foi nomeado seu administrador, o vereador e o presidente já sabiam que ele sairia da CML em julho de 2019.

Também muito se estranha o facto de, com tanta preparação, colocarem o nome do seu substituto apenas em 15.o lugar na lista, obrigando a quatro renúncias de mandato por parte daqueles que a lei obriga a assumir o lugar vago. 

Com isto, e mais uma vez, o PS enganou a Assembleia Municipal, enganou os lisboetas e, de forma premeditada, construiu um novo modelo para acomodar uma “reforma urbanística” para o vereador Manuel Salgado, livre do escrutínio público.

A este presidente de câmara não resta outra opção senão retirar o arq.o Manuel Salgado da SRU, esperando depois que não se assista à maior ironia de o ver nomeado para o IHRU.

Presidente da Junta de Freguesia da Estrela
 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×