23/7/19
 
 
“Os partidos têm de olhar mais para os jovens”

“Os partidos têm de olhar mais para os jovens”

Miguel Silva Duarte Marques 25/06/2019 14:29

O deputado do PSD, Duarte Marques, contou ao i a sua opinião sobre o porquê do afastamento dos jovens da esfera política. Na sua visão, "os jovens têm interesse pela política, mas foram os principais prejudicados pelo rumo que o país tem levado". 

Que razões levam os jovens a afastarem-se da política? 

Os partidos são um reflexo da nossa sociedade. Por diversas vezes, o PSD e a JSD tentaram alertar para o afastamento dos jovens da vida política. Chamo a atenção para o período da crise quando, nos finais de 2008, alertámos recorrentemente para o facto de serem os mais novos quem ia pagar mais pelos os erros daquela geração. Não houve solidariedade intergeracional. Como diz o Presidente, os partidos têm de olhar mais para os jovens. E o facto de não o terem feito, nos últimos tempos, é nítido hoje.   

Não considera que exista desinteresse por parte dos jovens? 

Os jovens têm interesse pela política, mas foram os principais prejudicados pelo rumo que o país tem levado. Mas o problema não é só da política. A política também não pode ser o bode expiatório de tudo o que acontece em Portugal.

O que pode ser feito para atrair os jovens? 

Os jovens mais depressa têm sucesso nas empresas, na universidade ou na sociedade civil do que nos partidos políticos. Se calhar também é preciso inverter isso. Também é necessário modernizar os métodos de participação eleitoral. Se fosse possível votar de uma forma digital, os jovens iriam participar mais. Ainda é preciso ter em mente que as gerações mais novas estão mais exigentes. Não toleram erros ou corrupção e querem viver numa cultura que privilegie o mérito e não a lista de contactos. 

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×