15/10/19
 
 
Tenista vence luta contra um tumor mas é-lhe descoberto um cancro raro

Tenista vence luta contra um tumor mas é-lhe descoberto um cancro raro

Instagram oficial de Nicole Gibbs Jornal i 30/05/2019 21:50

A personalidade do universo desportivo dos EUA já tinha lutado contra um tumor.

Nicole Gibbs é um peso pesado do ténis norte-americano apesar da tenra idade. Aos 26 anos, já foi considerada uma das revelações do desporto da Universidade de Stanford e alcançou resultados excelentes em competições de relevo: tanto no LA Open, onde ganhou uma ronda, como no WTA Finals (torneio de ténis profissional feminino patrocinado pelo banco BNP Paribas) e nas partidas da Federação Internacional de Ténis.

Contudo, nem tudo são rosas para a jovem: foi-lhe descoberto um cancro raro (adenocarcinoma glandular, habitualmente causado pelo tabagismo, pela inspiração de poeira metálica – como a oriunda da construção civil – ou pela predisposição genética). Sublinhe-se que Gibbs já tinha travado uma batalha contra um tumor nas glândulas salivares, vencendo-a após uma intervenção cirúrgica.

Esta quinta-feira, Gibbs partilhou uma publicação no Instagram onde se pode vê-la a segurar um cartaz com a expressão "Cancer Free" que, em português, significa "Livre de cancro". A tenista foi operada a 17 de maio e referiu na mesma rede social que "se podem contar pelos dedos de uma mão os casos de pessoas que têm este cancro", sendo que Gibbs é a primeira situação documentada relativamente ao local de propagação do tumor maligno: o palato ou céu da boca.

A atleta, que desistiu de todos os torneios em que participaria – inclusivamente os do Roland Garros – espera voltar a competir no qualifying do Grand Slam de Wimbledon. Nicole Gibbs jogou, pela última vez, em Bonita Springs – na Flórida – na primeira semana de maio.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×