14/12/19
 
 
Crescimento económico. Salto entre janeiro e março foi superior ao final do ano passado

Crescimento económico. Salto entre janeiro e março foi superior ao final do ano passado

Bruno Gonçalves Joana Marques Alves 29/04/2019 12:56

Dados da Síntese de Conjuntura, realizada pelo ISEG

As estimativas do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) apontam para uma continuação do crescimento da economia portuguesa: o novo relatório refere que Portugal assistiu a um salto entre janeiro e março superior ao verificado nos últimos três meses do ano passado.

Segundo a Síntese de Conjuntura realizada pelo ISEG, no primeiro trimestre de 2019, "com a ressalva de a informação trimestral ainda estar incompleta",estima-se que o PIB tenha crescido 1,9% em termos homólogos e 0,7% em relação ao trimestre anterior.

Os indicadores agregados de clima e confiança em Portugal apontam para que, em janeiro e fevereiro, “a confiança tem descido mais entre os consumidores do que nos setores empresariais, mas em termos agregados verifica-se uma tendência decrescente. No conjunto dos países da Zona Euro a tendência decrescente tem sido mais vincada”, refere o documento. Há apenas uma exceção: “no setor industrial, a confiança sobe”, explica o relatório.

Quanto ao indicadore de tendência da atividade global foi registada, no mesmo período, uma aceleração “principalmente impulsionada por indicadores ligados ao Investimento, sugerindo como mais provável que o crescimento homólogo do 1º trimestre seja superior ao registado no final do ano anterior, apesar de um contributo negativo da Procura Externa Líquida devido ao crescimento (nominal) das Importações de bens e serviços ter sido, nos dois primeiros meses, bem maior do que o das Exportações”, refere o documento.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×