16/9/19
 
 
O estranho mundo das alergias

O estranho mundo das alergias

Dreamstime Beatriz Dias Coelho 28/04/2019 16:00

As alergias alimentares podem ser as mais badaladas nos últimos tempos, mas a verdade é que existem vários tipos de alergias com as mais diversas origens. Conheça oito casos.

Carne vermelha

Apesar de ser uma alergia extremamente rara, a verdade é que há quem não possa comer carne de porco, vaca ou outras carnes vermelhas. Mas não de nascença: a alergia desenvolve-se a partir de uma picada do carrapato estrela solitária. Da próxima vez que comer carne vermelha, se sentir o nariz entupido ou congestionado, tonturas, urticária, dores de estômago ou dores de cabeça, talvez deva não ignorar os sintomas e pôr de lado este alimento.

Cheiro do peixe

Uma das caraterísticas mais distintas do peixe é o seu cheiro intenso e não será exagero dizer que ninguém lhe fica indiferente. Mas, para algumas pessoas, o cheiro passa a barreira do incómodo e é mesmo um problema grave: as pessoas alérgicas podem ter sintomas como falta de ar, pieira ou erupções cutâneas.

Água

Além de bizarra, esta é uma alergia rara. São as mulheres quem mais desenvolve a doença, muitas vezes na puberdade. A causa ainda não é conhecida, mas os especialistas acreditam que a alergia pode desenvolver-se devido a alergénios presentes na água, embora exista também a possibilidade de se dever ao contacto da pele com água, que desencadeia urticária.

Sol

Sim, há quem seja alérgico ao sol. Mas tal como no caso da água, é uma percentagem muito reduzida da população. Há pessoas que, depois de se exporem à luz solar – mesmo por períodos reduzidos –, desenvolvem urticária solar, verificada mais frequentemente em partes do corpo habitualmente menos expostas. A alergia pode desenvolver-se em qualquer fase da vida e acredita-se que a explicação resida nos raios UVA e UVB.

Frio

Que o frio é desconfortável, ninguém duvida, mas também pode assumir contornos mais graves para algumas pessoas. Perante uma mudança repentina de temperatura há quem desenvolva urticária de frio – especialmente os jovens adultos –, mas também há sintomas mais graves como o inchaço da língua e da garganta, que dificulta a respiração. 

Sémen

Outra condição rara é a alergia ao sémen. É mais comum em mulheres, mas também há homens que são alérgicos ao seu próprio sémen. Perante o contacto com a substância podem desenvolver-se sintomas como ardor, prurido e comichão, além de inchaço.

Exercício

Que o exercício faz bem à saúde, é uma verdade inabalável – exceto para quem desenvolve alergias a seguir. Um dos sintomas mais comuns é a urticária e, entre os vários tipos de urticária, aquela que mais se verifica é causada pelo suor.

Unhas Postiças

Colocar unhas postiças apresenta várias desvantagens, mas para algumas pessoas tem mesmo implicações ao nível da saúde, com o aparecimento de alergias. Tudo devido às resinas que compõem as unhas acrílicas. A sintomatologia inclui inchaço, vermelhidão e até mesmo a queda da unha em reações mais extremas.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×