12/8/20
 
 
Licenciaturas em Portugal têm cada vez menos valor

Licenciaturas em Portugal têm cada vez menos valor

Dremastime Joana Marques Alves 25/04/2019 17:27

Dados da OCDE

Segundo o relatório ‘Employment Outlook 2019’, da OCDE, Portugal foi o país onde a licenciatura mais se desvalorizou na última década. A organização internacional comparou a evolução do prémio salarial dos trabalhadores que completaram o ensino superior com os que têm o ensino secundário.

"Apesar de os trabalhadores com educação superior reterem uma vantagem nos ganhos por toda a OCDE, ao longo da última década o prémio salarial da educação caiu em diversos países", refere o documento, divulgado esta quinta-feira.

Dos 32 países analisados, 21 registaram, entre 2006 e 2016, uma redução do prémio salarial. Destes apenas seis tiverma uma queda superior a 10 pontos percentuais – Portugal registou uma descida de 22,8. Isto "deveu-se, em parte, ao facto de um número crescente de trabalhadores com educação superior encontrarem-se em profissões que não pagam salários elevados" e “o fraco desempenho dos salários nas profissões muito qualificadas, que ainda empregam uma grande parcela do grupo dos trabalhadores com elevados níveis educacionais".

Para saber mais clique aqui

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×