25/6/19
 
 
"Estou com o pensamento em todos os católicos e todos os franceses"

"Estou com o pensamento em todos os católicos e todos os franceses"

AFP Jornal i 15/04/2019 22:43

Emmanuel Macron já falou à imprensa e deixou uma palavra de apoio a todos os franceses e a todos os católicos do mundo, tendo ainda deixado um enorme agradecimento a todos os profissionais que se encontram a combater as chamas em Paris.

O presidente francês, Emmanuel Macron, cancelou esta segunda-feira a agenda e dirigiu-se de imediato para a Catedral.

No local, falou à imprensa e deixou uma palavra a todos os franceses e católicos de todo o mundo. "A Notre-Dame de Paris está em chamas e é uma emoção de uma nação inteira. Estou com o pensamento em todos os católicos e todos os franceses", começou por dizer, acrescetando: "Os bombeiros combateram estas chamas com grande profissionalismo e com muita determinação. Um agradecimento de toda a nação", destacou Macron, afirmando que "o pior foi evitado".

"As próximas horas serão difíceis, mas a fachada e a estrutura principal foram preservadas. Uma palavra para os católicos de França, mas também para os católicos de todo o mundo. Sei o que vocês sentem. Também quero deixar uma palavra a todos os parisienses. Compreendo as emoções dos habitantes da cidade", referiu o líder francês. 

Já no final do discurso, lembrou a importância que a Notre-Dame tem para o mundo e a história que construiu ao lonfo de 9 séculos. "A Catedral é um livro de pintura e é uma catedral que faz parte de todos os franceses. Esta história é nossa. Ela agora arde", disse o presidente.

 "Digo-vos muito solenemente: nós todos vamos reconstruir esta catedral. É um projeto que vamos ter nos próximos anos (...) Vamos reconstruir Notre-Dame. É o que os franceses esperam, é o que a nossa história merece, é o nosso destino profundo", garantiu Emmanuel Macron.

Durante o discurso, o presidente francês disse ainda que amanhã, terça-feira, vai arrancar uma campanha de angariação de fundos para a reconstrução da catedral de Notre-Dame.

Notícia atualizada às 23h09

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×