19/9/19
 
 
Plásticos nos rios vão poluir durante décadas, mesmo que parem de ser produzidos agora

Plásticos nos rios vão poluir durante décadas, mesmo que parem de ser produzidos agora

Shutterstock Jornal i 11/04/2019 08:29

Cientistas em mais de 60 locais do mundo estão a recolher amostras de água e de sedimentos nos rios com o objetivo de perceberem o percurso do plástico

Os plásticos acumulados nos rios vão continuar a poluir durante várias décadas, mesmo que a produção deste material pare agora. A conclusão é de um grupo de cientistas envolvidos num estudo sobre o percurso que o plástico faz até chegar ao mar.

Apesar de haver muita informação sobre a poluição que os plásticos provocam no oceano, há poucos estudos que mostram o seu trajeto até aos mares, facto que a Universidade de Birmingham, no Reino Unido, pretende alterar, com um estudo centrado nos rios, bem como na foz destes.

Assim, nasce o projeto ‘100 Rios de Plástico’, que junta seis dezenas de locais do mundo onde são recolhidas amostras de água e sedimentos nos rios, com o objetivo de se perceber como é que os plásticos são transportados e transformados, e também como é que se acumulam nos sedimentos.

"Mesmo que parássemos agora mesmo de usar plástico ainda haveria décadas, se não séculos, de plásticos pelos rios em direção aos nossos mares. Estamos cada vez mais conscientes do problema que isso está a causar aos oceanos, mas só agora estamos a começar a olhar para de onde esses plásticos vêm e como é que eles se estão a acumular nos sistemas fluviais", afirmou Stefan Krause, da Escola de Geografia, Terra e Ciências do Ambiente da Universidade de Birmingham, citado pela Lusa.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×