24/7/19
 
 
Greve de funcionários convocada pela CGTP pode fechar escolas esta quinta e sexta-feira

Greve de funcionários convocada pela CGTP pode fechar escolas esta quinta e sexta-feira

Carlos Álvares Jornal i 21/03/2019 07:53

Funcionários exigem aumentos salariais, integração nos quadros e criação de uma carreira específica

Esta quinta e sexta-feira, os funcionários das escolas vão estar em greve - num protesto convocado pela CGTP -e, por isso, vários estabelecimentos de ensino podem encerrar em diversas zonas do país. Em causa estão reivindicações como aumentos salariais, integração nos quadros e criação de uma carreira específica.

Quando foi anunciada a greve, em fevereiro deste ano, o coordenador da FSTFPS, Artur Sequeira, em conferência de imprensa, disse que o Ministério da Educação é quem tem culpa por "todos os entraves que possam ser criados às famílias e às crianças", tendo alegado à data que, passada quase uma legislatura, a tutela "continua sem dar resposta" a problemas que afetam o funcionamento das escolas e que "põem em causa os direitos elementares dos trabalhadores".

Por isso, os sindicatos exigem a abertura de concurso para, "no mínimo", 3.067 trabalhadores, de forma a garantir a entrada de 1.067 novos e de 2.500 que já estão em funções.

Artur Sequeira afirmou que existe "uma negação completa" por parte do Governo, no que diz respeito à revisão de carreiras dos trabalhadores das escolas.

Recorde-se que a 21 de fevereiro, o Ministério da Educação informou que iria contratar mais mil funcionários para as escolas, com contratos por tempo indeterminado, de efetividade na função pública, e criar uma bolsa que permita aos diretores substituir os trabalhadores em baixa médica.

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×