20/5/19
 
 
Chang’e 4. Já brotou a primeira semente de algodão levada pela missão espacial chinesa

Chang’e 4. Já brotou a primeira semente de algodão levada pela missão espacial chinesa

Dreamstime Jornal i 15/01/2019 17:46

Recorde-se que a Chang’e 4 pousou na lua no passado dia 3 de janeiro

A missão espacial chinesa – que foi notícia em todo o mundo por ter conseguido chegar ao lado oculto da lua – conseguiu fazer brotar uma semente de algodão naquele satélite natural.

Segundo uma equipa de cientistas da Universidade de Chongqing, citada pela imprensa estatal, a sonda Chang'e 4 conseguiu assim alcançar um feito inédito, realizando a primeira “míni experiência” na biosfera através de um satélite.  

Recorde-se que a Chang’e 4 pousou na lua no passado dia 3 de janeiro. Consigo transporta sementes de algodão, colza, batata, ovos de mosca da fruta e algumas leveduras. O objetivo é criar uma “míni biosfera simples”.

A verdade é que as condições para que o algodão cresça não são as melhores: a superfície lunar chega aos 100 ºC durante o dia e aos -100 ºC durante a noite. Para além disso, está muito mais exposta à radiação solar.

Xie Gengxin, líder da equipa que está a conduzir esta experiência, diz que conseguiu criar um recipiente que mantém a temperatura entre os 1 e os 30 ºC, permitindo a entrada de luz solar, água e nutrientes. Resta agora saber se esta invenção irá resultar.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×