25/8/19
 
 
Holocausto. Nazis mataram quase 1,4 milhões de judeus em apenas três meses

Holocausto. Nazis mataram quase 1,4 milhões de judeus em apenas três meses

Dreamstime Jornal i 02/01/2019 20:48

Estudo realizado por um matemático da Universidade de Telavive

Cerca de 1,4 milhões de judeus morreram em apenas três meses, duranet aquele que ficou conhecida como a Operação Reinhard, uma das ações mais mortíferas do Terceiro Reich.

Esta é a conclusão de um estudo do matemático Lewi Stone, da Universidade de Telavive, que se focou apenas nas vítima desta operação, que decorreu entre 1942 e 1943 em três campos de concentração na Polónia ocupada pela Alemanha Nazi. Ao longo deste período, 1,7 milhões de judeus foram mortos pelos nazis, mas Lewi Stone defende que 1,38 milhões (78%) morreram em apenas três meses. Isto representa a morte de cerca de 15 mil pessoas por dia.

Tal conclusão surgiu depois de o matemático ter analisado o transporte de judeus pelos caminhos-de-ferro alemães - existiam “comboios especiais” para o transporte destas pessoas. Lewi Stone – que usou os dados recolhidos pelo historiador israelita Yitzhak Arad junto da Deutsche Reichsbahn, a empresa nacional de transportes ferroviários, e percebeu que o pico deu-se em apenas três meses – só neste período foram mortas 25% das vítimas do Holocausto.

Recorde-se que o regime nazi é responsável pela morte de cerca de seis milhões de judeus. Estes números são pouco precisos, uma vez que os alemães conseguiram destruir grande parte dos registos aquando da vitória dos aliados.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×