23/8/19
 
 
Secretário de Estado garante que "operação de proteção civil decorreu de acordo com os normativos legais"

Secretário de Estado garante que "operação de proteção civil decorreu de acordo com os normativos legais"

Joaquim Gomes Jornal i 16/12/2018 15:23

Eduardo Cabrita determinou hoje à Autoridade Nacional de Proteção Civil a abertura de um inquérito técnico e urgente ao funcionamento dos mecanismos de reporte da ocorrência e de lançamento de alertas em relação ao acidente

O secretário de Estado da Proteção Civil garantiu este domingo que a operação de socorro ao acidente com um helicóptero do INEM, Valongo, em que morreram quatro pessoas decorreu de acordo com “os normativos legais”.

"Se foi assim que aconteceu, a operação de proteção civil decorreu de acordo com os normativos legais, reportando todos agentes" à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) "nas condições que a lei prevê", declarou José Artur Neves, à margem da inauguração das obras de ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Ansião e das comemorações do 61º. aniversário da instituição, em Leiria

José Artur Neves referiu ainda que "todos os agentes de proteção civil foram para o terreno acionados" pela ANPC, enquanto "comando operacional público" da responsabilidade do Estado.

"É o conhecimento que temos. Naturalmente que as averiguações que agora estão a decorrer esclarecerão estes aspetos", disse, acrescentado que "só os relatórios pormenorizados poderão" dar resposta definitiva.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, determinou hoje à Autoridade Nacional de Proteção Civil a abertura de um inquérito técnico e urgente ao funcionamento dos mecanismos de reporte da ocorrência e de lançamento de alertas em relação ao acidente.

Este é o acidente aéreo mais grave ocorrido este ano no país, elevando para seis o número de vítimas mortais em acidentes com aeronaves desde janeiro.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×