15/9/19
 
 
Sindicatos de professores chamados pelo Ministério da Educação para retomar negociações amanhã

Sindicatos de professores chamados pelo Ministério da Educação para retomar negociações amanhã

Mafalda Gomes Jornal i 04/12/2018 22:01

Os sindicatos de professores foram convocados esta terça-feira pelo Ministério da Educação 

A reunião está agendada para amanhã, quarta-feira, às 18h00, adiantou o Sindicato Independente dos Professores e Educadores (SIPE) em comunicado. 

“O SIPE recorda que esta negociação só é possível por imposição da Assembleia da República, e espera que desta vez se traduza numa negociação séria do prazo e do modo de recuperação do tempo de serviço 'congelado' e que esse tempo de serviço possa, de forma voluntária, ser convertido para aposentação", pode ler-se no comunicado do SIPE, citado pela agência Lusa.

Também à Lusa, o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), Mário Nogueira, admitiu que a federação pode não comparecer no Ministério da Educação, uma vez que a convocatória apenas chegou às suas mãos com 24 horas de antecedência, relembrando que esta deve ser enviada com cinco dias de antecedência.

A convocatória foi enviada para as dez estruturas sindicais que têm estado a negociar a contagem integral do tempo de serviço congelado: os nove anos, quatro meses e dois dias.

Recorde-se que, depois de várias tentativas de negociação, em setembro o Governo optou por avançar sozinho com uma proposta unilateral, que apenas previa recuperar dois anos, nove meses e 18 dias dos mais de nove anos congelados aos professores. A proposta foi rejeitada pelos sindicatos, que retomaram as greves e as manifestações após ser conhecida a posição do Governo.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×