16/6/19
 
 
Apreendido pergaminho do século XIV à venda na net

Apreendido pergaminho do século XIV à venda na net

Joaquim Gomes 20/11/2018 10:56

A PJ apreendeu no Norte pergaminho do Século XIV, cuja antiguidade remontará ao Século XIV, relacionado com mandado do Rei para a entrega do Castelo de Lisboa.

O pergaminho, confiscado pela Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, foi recentemente motivo de notícias, dado o interesse publicamente manifestado pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo, numa altura em que foi colocado à venda na internet.

Naquele documento é transcrita uma ordem do Rei, dirigida a Martim Afonso Valente, Alcaide do Castelo de Lisboa, dando-lhe o poder de entregar o referido Castelo em seu nome e da Infanta D. Beatriz, tratando-se de um de três exemplares lavrados à época.

Devido à importância e ao valor inestimável do documento, e lograda que foi a tentativa de compra da parte do Arquivo Nacional, esta instituição comunicou então o seu eventual descaminho da legítima tutela do Estado, dando origem a investigação por parte da Polícia Judiciária.

A Torre do Tombo conservou os documentos da Administração Régia, da Casa Real e de instituições ou particulares a seu pedido, pelo que a conservação do presente pergaminho, tratando-se de um documento da Administração Régia, caberia ao Arquivo Nacional.

O pergaminho irá agora ser alvo de perícia, no sentido de comprovar a sua autenticidade e posterior entrega, segundo referiu esta manhã de terça-feira a Diretoria do Norte da PJ.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×