31/3/20
 
 
Inteligência Artificial tem o seu primeiro quadro leiloado por mais de 400 mil dólares

Inteligência Artificial tem o seu primeiro quadro leiloado por mais de 400 mil dólares

Jornal i 28/10/2018 20:24

A pintura criada por um algoritmo retrata o personagem fictício Edmond Belamy, e nasce da análise de cerca de 15 mil retratos, pintados entre os séculos XIV e XX, a partir dos quais o “gerador” se baseou para ir criando obras próprias

“Portrait of Edmond Belamy”, assim se chama a pintura que foi vendido em leilão por 432 mil dólares. O valor não surpreendeu apenas por o quadro ser o primeiro de uma longa série criados através de um sistema de Inteligência Artificial (IA), mas sobretudo porque não se esperava que esta primeira obra feita inteiramente por IA fosse arrematada por mais do que sete a dez mil dólares, indica a Engadget. Afinal, acabou arrematada por mais de 60 vezes o valor antecipado pela leiloeira.

A obra é o resultado de uma criação do coletivo parisiense Obvious, que desenvolve trabalhos que juntam a arte à Inteligência Artificial, e que tem parcerias com a Christie’s e com a Nvidia. O algoritmo 'contemplou' cerca de 15 mil retratos, pintados entre os séculos XIV e XX, a partir dos quais o “gerador” se baseou para ir criando obras próprias.

Depois, estas criações foram avaliadas por outra parte do sistema, o “discriminador”, que identificava entre duas peças, qual tinha sido criada com IA e qual tinha sido pela mão de um pintor. O processo continuou até a máquina não conseguir distinguir entre as duas, e o retrato de Edmond Belamy, que não chegou a existir, foi posto em leilão.

A imagem é impressa em tela, emoldurada e assinada com a fórmula matemática que mostra a relação entre o “gerador” e o “discriminador”. Deste processo resultou uma série de 11 obras, todas a retratar pessoas “imaginárias” da família Belamy, formadas a partir das pinturas de artistas humanos. Excluindo aquela que foi a leilão, estas peças estão à venda por dez mil dólares cada.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×