20/7/19
 
 
Erdogan exige a Riad explicações sobre a morte de Khashoggi

Erdogan exige a Riad explicações sobre a morte de Khashoggi

AFP Jornal i 26/10/2018 11:35

O presidente turco afirma ter provas sobre a morte do jornalista. Moscovo também reagiu dizendo que não tem razões para não acreditar nas explicações da Arábia Saudita 

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, exiguiu novamente esta sexta-feira que a Arábia Saudita diga onde está o corpo de Jamal Khashoggi, desaparecido desde o dia dois de outubro depois de entrar no consulado saudita na cidade turca de Istambul. Erdogan disse no Parlamento que tem informações e provas relativamente ao caso da morte do jornalista turco e informou que vai revelar os documentos quando for a altura certa. O procurador-chefe saudita vai deslocar-se até Istambul no próximo domingo para discutir o assunto e coordenar a investigação com o seu homólogo turco. 

Além disso, Erdogan afirmou que o assassino está entre os 18 sauditas detidos pelo regime de Riad, cuja extradição para a Turquia também é exigida. "Onde está o corpo de Khashoggi?", perguntou o presidente turco perante o Parlamento num discurso transmitido em direto na televisão turca. Uma das hipóteses que se espalhou a partir de Riad é que o corpo do jornalista terá sido escondido por um tapete e entregue a um cidadão turco para o fazer desaparecer. "Enquanto a Arábia não esclarecer isto, não se livra das suspeitas", disse Erdogan. 

Moscovo também reagiu esta sexta-feira, dizendo que não tem razões para não acreditar nas explicações do reino saudita. O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou à agência Reuters que "ninguém deve ter nenhuma razão para não acreditar neles". 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×