20/9/19
 
 
Aliança já é partido. Tribunal Constitucional aprovou

Aliança já é partido. Tribunal Constitucional aprovou

Beatriz Martinho 25/10/2018 12:42

O anúncio foi feito por Pedro Santana Lopes, no Facebook

A Aliança já é oficialmente um partido. O Tribunal Constitucional validou hoje a nova força política. O anúncio foi feito pelo fundador, Pedro Santana Lopes, através do Facebook.

Em menos de um mês, o antigo primeiro-ministro conseguiu recolher mais assinaturas do que as 7500 que são necessárias para formalizar a criação de um partido político e entregou-as no Tribunal Constitucional no dia 19 de setembro. 

Santana Lopes tinha afirmado que não ia para o terreno ao encontro de futuros militantes e simpatizantes enquanto o tribunal não validasse a nova força política. Agora, tratadas todas as burocracias, o 23º partido político português já pode iniciar o "roadshow" pelo país.

Recorde-se que o ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia anunciou em junho que ia sair do PSD - partido onde militou durante 40 anos -, depois de em janeiro ter sido candidato à liderança do partido e ter perdido para Rui Rio.  

No início de agosto, escreveu uma carta aos militantes do PSD a explicar porque decidiu sair do partido. "O que constatei foi que o PSD gostava muito de ouvir os meus discursos, mas ligava pouco às minhas ideias", podia ler-se no documento. Por isso, decidiu avançar com a criação de um novo partido, a Aliança. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×