11/12/19
 
 
Economia polaca vai crescer mais que a zona euro

Economia polaca vai crescer mais que a zona euro

DR Jornal i 18/10/2018 10:49

Os resultados são da seguradora de créditos internos e de exportação em Portugal, Crédito y Caución

Previsões apontam para um crescimento da Polónia acima da zona euro. 

Segundo o relatório divulgado pela Crédito y Caución, o crescimento do PIB polaco irá manter-se muito acima dos 4% este ano. As principais razões para que tal aconteça prendem-se com a forte procura dos consumidores e com o aumento do investimento. 

A segura de crédito prevê também uma expansão económica acima dos 3%, ainda que esta corresponda a uma desaceleração em relação ao presente ano. 

Os resultados apontam também para uma evolução no que diz respeito ao consumo privado, muito por responsabilidade do aumento do emprego, dos salários e das transferência sociais, o mesmo acontece com o investimento público, com os fundos europeus e com as exportações que cresceram num ambiente de confiança tanto por parte das empresas como dos clientes. 

A dívida pública perfaz 50% do PIB, um resultado moderado, enquanto o deficit fiscal do governo diminuiu no ano passado devido ao aumento das receitas fiscais e a uma melhor arrecadação de impostos. Por outro lado, a despesa pública aumentou em consequência da idade da reforma, dos gastos sociais continuados e do investimento público. 

Por outro lado, a falta de mão-de-obra está a converter-se num problema, mais especificamente no setor da manufatura e as preocupações com alguns fatores como as tarifas de importação dos Estados Unidos e o impacto do Brexit, algo que deixa a economia polaca bastante vulnerável devido às consequências negativas financeiras e económicas. 

Isto acontece porque grande parte das remessas anuais, mais de 4.000 milhões de euros, dos polacos é proveniente do Reino Unido e a longo prazo o Brexit pode afetar os fundos estruturais da UE. O Reino Unido é também o segundo destino de exportação polaca. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×