15/12/18
 
 
Alunos podem denunciar professores através de plataforma criada por partido de extrema-direita

Alunos podem denunciar professores através de plataforma criada por partido de extrema-direita

AFP Jornal i 12/10/2018 14:56

A plataforma do AfD tem gerado controvérsia entre os professores

O partido de extrema-direita alemão, Alternativ fur Deutschland (AfD), criou um portal online onde os alunos podem denunciar os seus professores. Esta é uma medida que tem gerado bastante controvérsia entre familiares e outros partidos políticos.

De acordo com o jornal Expresso, uma das denúncias feitas a um professor foi porque este lamentou, quando uns sobreviventes de uma orquestra de raparigas em Auschwitz prestavam uma visita à respetiva escola, o facto de a extrema-direita estar de volta ao Parlamento alemão. Para o partido AfD, os professores têm de se mostrar neutros quanto à política de um país, uma vez que é isto que pede a constituição.

No entanto, o sindicato dos professores na Alemanha afirmam que tal é impossível, uma vez que se trata de um ensino onde é prestada uma educação cívica aos alunos: o que significa que é necessário falar sobre valores democráticos, sendo obrigatório abordar quais são os valores opostos. "É expectável que um partido que quer ostracizar os dissendentes esteja agora a criar plataformas para denunciar pessoas que têm opiniões diferentes. Os professores devem ter medo. É um ambiente assustador", afirmou um membro do sindicato dos professores.

Já o líder da Associação Alemã para a Educação e a Escola, Udo Beckmann, considera que a plataforma criada pela AfD se trata de "uma tentativa de usar meios democráticos contra a democracia".

Apesar de várias críticas e de ter sido demonstrada insatisfação por parte dos professores, o partido de extrema-direita refere que não quer acabar com esta plataforma online. Para já, a plataforma está apenas disponível para alunos em Hamburgo, mas o partido quer estendê-la a mais nove estados da Alemanha.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×