20/11/19
 
 
EUA. Senado aprova nomeação de Brett Kavanaugh para o Supremo
Manifestação contra a nomeação de Kavanaugh para o Supremo, este sábado, em Washington

EUA. Senado aprova nomeação de Brett Kavanaugh para o Supremo

Manifestação contra a nomeação de Kavanaugh para o Supremo, este sábado, em Washington Roberto Schmidt/AFP Jornal i 06/10/2018 23:13

Magistrado indicado por Donald Trump foi publicamente acusado de agressão sexual por três mulheres.

O Senado norte-americano aprovou neste sábado a nomeação do magistrado Brett Kavanaugh, escolhido pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o Supremo Tribunal. 

Isto depois de Kavanaugh ter sido publicamente acusado por três mulheres de agressão sexual, entre elas Christine Blasey Ford, que há uma semana contou a sua versão numa audiência perante o Senado dos factos alegadamente ocorridos durante uma festa em 1982. 

Acusações categoricamente negadas pelo magistrado, cuja nomeação para o Supremo obteve neste sábado 50 votos a favor e 48 contra. Na véspera, a nomeação de Kavanaugh tinha vencido já numa votação preliminar do Senado no processo de confirmação para juiz do Supremo Tribunal, com 51 votos a favor, e 49 contra.

O resultado da votação corresponde a uma importante vitória política para Donald Trump, uma vez que a confirmação de Kavanaugh no Senado deixará em minoria os juízes progressistas naquela que é a mais alta instância da justiça norte-americana.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×