24/7/19
 
 
Bordalo II cria jardim zoológico alternativo nos Estados Unidos | Fotogaleria

Bordalo II cria jardim zoológico alternativo nos Estados Unidos | Fotogaleria

Jornal i 04/10/2018 13:46

O artista urbano e ecologista pretende denunciar o cativeiro de animais selvagens e o uso excessivo de plástico pela sociedade

Os animais do jardim zoológico que o artista urbano Bordalo II criou em Las Vegas não têm vida mas têm uma mensagem: “Prizoon, too warm for winter, too cold for summer” (“demasiado quente para o inverno, demasiado frio para o verão”).

A exposição chamada Wild Wild Wast foi montada num motel abandonado na baixa de Las Vegas, nos Estados Unidos e tem como objetivo criar um jardim alternativo. Com um leão deitado numa caixa de papel, uma baleia presa em redes de pesca ou uma família de pinguins cercados por lixo, o ecologista Artur Bordalo tanto denunciar o cativeiro de animais selvagens como criticar a utilização excessiva de plástico pela sociedade.

O artista português foi convidado pelos criativos da Just Kids para integrar o festival Life is Beautiful.

As obras de Bordalo II – que também são vistas em vários pontos da cidade de Lisboa – são construídas com recurso a materiais encontrados em lixeiras e centros de reciclagem. “Com o lixo pelo qual não nos responsabilizamos, Bordalo cria uma instalação fantástica que é divertida e questiona a nossa relação com o lixo e a responsabilidade”, disse à plataforma Hypebeast, Charlotte Dutoit, curadora da Just Kids.

Não é a primeira vez que o português expõe os seus trabalhos nos Estados Unidos. Em Sacramento, na Califórnia, Bordalo II participou no festival Wide Open Walls com uma peça que representava uma mãe orangotango com uma cria ao colo feita como para-choques partidos, caixotes do lixo, pneus de bicicleta e outros desperdícios.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×